| hmin
Os prefeitos petistas realizam a partir desta semana, 9 a 13 de setembro, uma força-tarefa para levar a campanha do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva a todos os pequenos municípios do Estado. Esta será a tática da sigla em Santa Catarina para cumprir a meta do comando nacional de vencer a eleição presidencial em primeiro turno.
O coordenador da campanha de Lula no Estado, Eurides Mescolotto, apresentou na quarta, dia 11, dados da pesquisa Ibope realizada entre os dias 7 e 9 de setembro. Ao projetar os percentuais sobre os votos nominais (excluídos brancos, nulos e indecisos), explicou, o candidato petista precisaria crescer cinco pontos percentuais para evitar o segundo turno. Lula teria 45% das intenções de voto, contra 22% de José Serra (PSDB), 18% de Ciro Gomes (PPS) e 14% de Anthony Garotinho (PSB).
Em Santa Catarina, observou Mescolotto, já estaria assegurada a vitória do petista em primeiro turno, mas é preciso colaborar ainda mais com o desempenho nacional. No Estado, aliás, Lula tem, pelas pesquisas, a quarta melhor performance do país. Só faz mais votos proporcionalmente na Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.
Como o PT governa cinco das 10 maiores cidades catarinenses (e outras nove prefeituras de médio e pequeno porte), a coordenação de campanha precisa de uma tática específica para atingir o eleitor dos pequenos municípios. Os prefeitos farão a campanha corpo-a-corpo à noite e nos finais de semana, para não descuidar da agenda das suas prefeituras.
O PT também vai intensificar o retorno às ligações para o telefone 0800 708 5013 anunciado no horário eleitoral gratuito. Só de catarinenses foram 1,7 mil ligações desde o dia 3 de setembro, originárias de 102 cidades diferentes. Cada ligação se transforma num convite para a adesão à campanha.
A arrancada final da campanha petista será materializada na programação do “Pinte o 13”. Para a sexta-feira, dia 13, o partido organiza passeatas, carreatas e festas como a que será feita no Pântano do Sul, em Florianópolis. Depois seguem as mobilizações setoriais de mulheres (dia 20) e da juventude (dia 22), esquentando para o comício de Lula em Florianópolis, no dia 27.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002
ADRIANA BALDISSARELLI / DIÁRIO CATARINENSE
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.